Grupos de Trabalho - Congresso

A cidade: políticas públicas e os territórios da Política

Coordenadora: Profa. Dra. Simone Narciso Lessa

Ementa: A cidade tem se constituído como habitat do homem moderno e território da política na sociedade contemporânea. O processo de urbanização que deslanchou nos últimos séculos ganhou mais corpo nas últimas décadas, momento da história no qual a maior parte da população do planeta passou a morar nas áreas urbanas. A aglomeração da população, antes dispersa, tem gerado problemas que imbricam nas questões urbanas, culturais e sociais. O padrão de desenvolvimento desenhado pela nossa sociedade é essencialmente urbano e industrial suscitando, numa perspectiva crítica, uma série de questionamentos e um amplo campo que se abre cada vez mais. A cidade é um tema global, entretanto, o lugar, o local têm seu suporte territorial nas áreas urbanas. O lugar da política, o território onde a política se dá, mesmo na perspectiva municipal como o espaço do urbano e do rural, a ação do estado nas políticas públicas e os novos padrões de gestão e governança são os temas que trataremos neste grupo de trabalho. O debate dos aspectos que interferem na forma urbana, na habitabilidade e qualidade de vida é de grande importância no âmbito do debate do campo do desenvolvimento, em particular do desenvolvimento socioambiental.


Desenvolvimento e criminalidade

Coordenador: Prof. Dr. Herbert Toledo Martins

Ementa: as relações entre desenvolvimento e criminalidade. O pressuposto teórico que norteia a proposta e o de que não e possível falar de desenvolvimento social em uma sociedade que convive com altas de criminalidade. Busca-se, portanto, agregar ao conceito de desenvolvimento as dimensões da criminalidade e da violência.

 


Desenvolvimento, gênero e geração


Coordenadora: Profa. Dra. Sarah Jane Alves Durães


Ementa: Análise de questões que emergem na sociedade contemporânea observadas na relação entre desenvolvimento, gênero e/ou geração. Desenvolvimento e políticas de empoderamento. Organizações, grupos e redes a partir das perspectivas de gênero e/ou geração para o desenvolvimento local, regional e nacional.


Economia Social e Desenvolvimento


Coordenadores: Profa. Dra. Luciene Rodrigues, Profa. Ms. Sidineia Souza Abrantes, Prof. Ms. Marcos Fábio Martins Oliveira, Prof. Dr. Casimiro Marques Balsa

Ementa: Trata da reflexão de questões relevantes para a compreensão da realidade socioeconômica nas escalas internacional, nacional e regional (urbana e rural). Envolve temas relacionados com pobreza, desenvolvimento (seus adjetivos e escalas), economia solidária e comércio justo, emprego, distribuição de renda e desigualdades sociais.

 


Direitos Humanos, Políticas Sociais e Pobreza


Coordenadora: Profa. Dra. Luci Helena Silva Martins e Prof. Dr. Anelito de Oliveira


Ementa: A condição humana na periferia do capitalismo. Pobreza e subjetividade. A ação política, os direitos humanos, as políticas sociais e os processos de democratização. Os movimentos sociais e a emergência de uma nova noção de cidadania. A tensão entre público e privado e a fissura entre estado e sociedade. As novas formas de participação popular e legitimação democrática: orçamento participativo, conselhos gestores, organizações da sociedade civil, ONGS e controle público do estado.

 


Diversidade social e políticas públicas


Coordenadora: Profa. Dra. Maria Helena de Souza Ide e Profa. Ms. Mônica Maria Teixeira Amorim


Ementa: Os desafios postos pela diversidade socio-cultural e seus desdobramentos e impactos no âmbito das políticas públicas. Análise da implantação de políticas afirmativas. O papel da sociedade civil frente à demanda por políticas que atendam aos desafios de uma sociedade plural.

 


Educação e desenvolvimento


Coordenadora: Profa. Dra. Sarah Jane Alves Durães


Ementa: Papéis atribuídos à educação e a relação contraditória entre esta educação e necessidades de desenvolvimento. A importância da educação, especialmente a escolar, no atual cenário mundial. Investimentos em educação (pública) e desenvolvimento econômico e social.


Eugenia e Ciência (cultura) Raça e (Des)igualdades: elementos biopolíticos do desenvolvimento social


Coordenador: Prof. Dr. Elton Xavier


Ementa: Discussão sobre os paradigmas que enfrentam a construção das relações raciais no Brasil, tendo como pano de fundo o surgimento de um caráter científico atribuído à “melhoria” das raças através de técnicas e métodos cientificamente fundados (eugenia). Caracterização e explicitação dos elementos biopolíticos que permeiam as práticas sociais no curso evolucional desses paradigmas. Interações entre raça e cultura na construção de um projeto mítico de democracia (racial). Direitos à igualdade e à diferença (social-racial). Elementos biopolíticos geradores de desigualdades e seus impactos no desenvolvimento social.


Populações Tradicionais e Processos Sociais


Coordenadora: Prof. Dr. João Batista de Almeida Costa


O Grupo de Trabalho procura focalizar as populações tradicionais que se organizam com modo de vida próprio que circunscreve pensares, saberes, fazeres e festares específicos à singularidade étnica construída na historicidade de cada uma. As leituras que se pretende sejam discutidas e debatidas devem focalizar os processos sociais vividos por cada grupo tradicional tanto em suas relações internas como e, principalmente, em suas relações externas com os grupos constituintes da sociedade que os engloba. Nos processos vividos interessa as territorializações, as identificações, as mudanças e transformações culturais ocorrentes na trajetória de cada população tradicional.