Grupos de Trabalho - Seminário

Intelectuais e pensamento educacional

Coordenador: Prof. Dr. José Normando Meira

Ementa: Análise de pensamentos e ações de intelectuais que se destacaram na convergência da promoção da educação como mola propulsora de uma nova estrutura social e política. Ademais, procurar entender proposições de intelectuais mediante divulgação, por meio de seus discursos e legislação, do debate educativo.



Profissão docente

Coordenadora: Profa. Dra. Geisa Magela Veloso

Ementa: Estudos teóricos e pesquisas sobre aspectos conceituais e metodológicos relacionados à constituição histórica da profissão docente, às práticas e experiências docentes – de classe, gênero e raça/etnia - vivenciadas nos espaços interior e exterior à escola, ao longo de sua história pessoal e trajetória profissional.



Classe, gênero, etnia e geração

Coordenadora: Profa. Ms. Fátima Rita Santana Aguiar

Ementa: Problematização de questões educacionais, específicas ou articuladas entre si, acerca das relações de Classe, gênero, geração, raça e etnia.



Imprensa, impressos e educação

Coordenadora: Profa. Ms. Francely Aparecida dos Santos

Ementa: A utilização de impressos e, em específico, de impressos educacionais como veículos discursivos que articulam práticas e teorias pedagógicas. A utilização das fontes impressas para a pesquisa em História e Educação.  A imprensa como veículo educativo e sua capacidade de formar uma cultura e padronizar um grupo social.



Práticas escolares e processos educativos

Coordenadora: Profa. Ms. Elisângela Chaves

Ementa: Investigação de práticas e processos situados em ambientes não escolares e escolares tendo em vista a cultura nas relações educacionais.  Análise de fundamentos pedagógicos da educação, do seu disciplinamento, as ações negociadas, a interdisciplinaridade e as múltiplas tensões originadas pelas mudanças existentes na sociedade que se refletem no ambiente educativo.


Instituições educacionais e\ou científicas

Coordenadora: Profa. Ms. Dulce Pereira dos Santos

Ementa: Análise de instituições educacionais e científicas buscando-se identificar as propostas e as condições que deram origem sua criação, institucionalização e desenvolvimento. Investigar contribuições inovadoras de instituições educacionais, em termos de concepção, de ensino e pesquisa, de política educacional, de formação de professores, de pesquisadores e de administradores de educação.


Ensino de História da Educação


Coordenadora: Profa. Dra. Rosângela Silveira

Ementa: Compreender a historicidade das práticas educativas no ensino da História da Educação. Análise de suas abordagens teóricas e pedagógicas mais utilizadas nos cursos superiores em que essa disciplina é oferecida e as relações entre pesquisa e ensino de História da Educação.



Estado e Políticas educacionais


Coordenador: profa. Dr. Márcio Antônio Silva

Ementa: Análise de relações entre Estado e sociedade, especialmente no que se refere às políticas educacionais. Identificação de transformações operadas nas políticas de determinado nível de ensino e sua relação com a universidade.  Mercantilização do ensino, e em específico do Ensino Superior, suas relações com as agências (inter)nacionais de economia, política e educação.