ACOMPANHAMENTO PROINF – PROGRAMA DE INFRAESTRUTURA PARA O TERRITÓRIO DA CIDADANIA SERRA GERAL

Maria Nilfa de Almeida Neta
Lize de Moraes Vieira Cunha
Jaciara Soares Freitas
Paulo Augusto Pereira Lopes
Juliana Souza Soares

O Território da Cidadania da Serra Geral está localizado na região Norte de Minas Gerais, conhecida como semiárido mineiro. É constituído por 16 municípios que possuem populações variando de 4 a 60 mil habitantes e desenvolve suas atividades desde 2003.
A maioria destes municípios possui grandes dificuldades em obter recursos para compra de maquinários que facilite o trabalho dos pequenos produtores rurais. Como alternativa, os recursos destinados a infraestrutura produtiva, são disponibilizados aos territórios via elaboração de projetos coletivos. Este recurso denominado Proinf,  viabiliza a implantação de projetos produtivos, atendendo os municípios de Catuti, Espinosa, Gameleiras, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Manga, Matias Cardoso,Mato Verde, Monte Azul, Nova Porteirinha,Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Serranópolis de Minas e Verdelândia.
Este trabalho objetivou acompanhar os diferentes projetos implementados com recursos Proinf, identificando as dificuldades encontradas em cada um dos municípios, bem como auxiliar os representantes municipais quanto às novas demandas e quanto à melhoria desses projetos já implementados.
De maneira participativa, foram realizadas visitas aos locais dos empreendimentos e às famílias beneficiadas, coletando informações e propostas de melhoria para o desenvolvimento rural sustentável no norte de Minas Gerais.
Muitos municípios pertencentes ao Território da Cidadania Serra Geral atualmente possuem um grande número de agricultores familiares que iniciaram a produção de mamona. No entanto, os contratos firmados para comercialização do produto garantem um melhor preço para o produto descascado. Desta forma, a necessidade de aquisição de maquinários que descasquem a mamona foi considerado como prioritário para acesso ao Proinf. O projeto já foi elaborado e aprovado via território, devendo nos próximos meses ocorrer a chegada das máquinas para todos os municípios que solicitaram.
Desta forma, percebe-se o quanto se torna importante o repasse deste recurso aos territórios mineiros, principalmente aqueles pertencentes a região semiárida, devido as suas limitações produtivas.


 

 Trabalho Completo